EMPRESA SERVIÇOS PROJETOS CONTATO

 

CONCURSO BNDES Nossa proposta para o Edifício Anexo ao BNDES do Rio de Janeiro foi desenvolvida priorizando as pessoas, a qualidade de vida urbana e a sustentabilidade ambiental. Assim, se propõe um novo edifício que ajuda na transposição da grande escala das avenidas Chile e Paraguai, e do edifício existente, para a escala da calçada, do pedestre e da Rua da Carioca. Foi criado um novo eixo de circulação, com as entradas principais dos edifícios nas extremidades. Na extremidade Norte, próximo a Rua da Carioca, foi aberta uma ampla praça coberta, onde o novo edifício, bastante transparente representa a aproximação do BNDES ao povo. Na Praça de Acesso, também se inicia o Caminho de São Francisco, que liga ao conjunto de edifícios do Morro de Santo Antônio. Integrando-se a paisagem urbana, o novo edifício começa a se desenhar a partir dos cruzamentos dos alinhamentos das fachadas do Mosteiro de Santo Antônio e do atual Edifício do BNDES. Deste último, o Anexo também integra a solução de teto verde inclinado a sua volumetria, sendo que este se transforma em um teto de vidro, devidamente protegido.
Do Mosteiro, também vem uma sugestão para a iluminação natural do novo edifício. Inspirado no pátio interno daquele, foi criado um grande vão-livre que leva a luz atraves dos pavimentos do Anexo. Assim, também se promove um passeio pelo edifício, subindo as escadas até o Café do Morro de Santo Antonio. Os acessos principais ao novo edifício são pela praça e através da passarela de interligação, em dois níveis: do térreo da Avenida Paraguai e da Sobreloja. No nível do Piso Paraguai, os espaços são de interesse de acesso público. E a interligação com o térreo do novo edifício, Piso Carioca, se dá por meio de escadas rolantes. As escadas rolantes estão presentes nos pisos baixos, do subsolo 1 até o Mezanino, onde deve existir um fluxo de visitantes, participantes em eventos e público em geral. A solução busca a agilidade e também valoriza o percurso dentro da arquitetura. Com a adoção das escadas rolantes, foi possível localizar os espaços de grande volume de visitantes no Mezanino, que possui um amplo terraço com vista para o centro do Rio de Janeiro, interligado a escadaria do Caminho de Santo Antonio. O verde também esta presente na vista de todos os Escritórios Corporativos, onde jardineiras se somam aos brises para dar proteção solar, e criar um ambiente naturalmente agradável aos usuários. Nossa proposta além de objetivar o melhor atendimento ao programa de necessidades, aos requisitos urbanísticos e ambientais, apresenta uma arquitetura esteticamente leve e inovadora, contemporânea e humanística. A proposta reflete a busca de uma arquitetura que harmonize pessoas, meio ambiente, cidade e estética.
FICHA TÉCNICA Equipe Arquitetura: Artur G Mausbach, Camila K Amadio, Myriam T Francisco, Marina Eisenhauer. Ano do projeto: 2014 Obra não construída Local: Rio de Janeiro - RJ, Brasil
© Copyright Mausbach Design